Convidados

Marcus Ferrer


Professor da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Doutor em Teoria e Prática da Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Mestre em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Compositor, violonista e violeiro. Fundador e integrante da Orquestra de Cordas Brasileira. A O.C.B. ganhou três prêmios Sharp: melhor grupo de música instrumental e melhor disco de música instrumental; e melhor disco de música instrumental com Chiquinho do Acordeon e Raphael Rabello. 3º lugar no II Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola com sua obra Toada Serra Mar. Suas composições já foram apresentadas nos Estados Unidos, na Dinamarca, na França e em Portugal.










Duo Igor Côrtes e Lucas Pinheiro
Nascidos em Aracaju -SE, ambos se conheceram nos arredores da Universidade Federal de Sergipe no ano de 2012 e, a partir daí, iniciou-se uma parceria que dura até os dias atuais. Igor Côrtes e Lucas Pinheiro trazem uma variedade de gêneros e estilos, dentre os quais estão o choro, a bossa, o baião, o tango, dentre outros, além de uma pitada de jazz, na belíssima junção de gaita e violão. Com standards da música popular brasileira e da música latina no repertório, o duo mostra o cuidado com seu trabalho tanto na escolha das músicas, como nos arranjos apresentados. Atualmente eles trabalham também em suas primeiras composições.




Duo João Liberato (flauta) e Ricardo Vieira (violão)
O violão e a flauta são os instrumentos musicais que mais estiveram presentes na formação cultural do povo brasileiro. Essa tradição origina-se no período colonial, e atualmente podemos encontrar esses instrumentos em quase todos os gêneros tipicamente brasileiros como o chorinho, o samba, a bossa nova e a música nordestina. Essa trajetória fez com que essa formação instrumental se sedimentasse na nossa cultura musical, tornando-se um elo entre os universos erudito e popular e tendo sido a ela dedicadas obras de alguns dos mais influentes compositores brasileiros.O DUO formado pelo flautista baiano João Liberato e pelo violonista sergipano Ricardo Vieira vem expandindo os horizontes da música instrumental brasileira através do trabalho de pesquisa e divulgação da música de câmara e apresentando ao público um repertório variado de músicas brasileiras escritas ou arranjadas para flauta e violão de 7 cordas. O repertório do DUO engloba a produção erudita e popular, estando presentes alguns dos gêneros mais genuinamente brasileiros. Estão também inclusas composições inéditas e autorais, o que possibilita o acesso à vertentes da música brasileira ainda desconhecidas da maior parte do público, numa das mais representativas formações instrumentais da nossa cultura.




Emmanuel Vasconcelos

Diretor, produtor e musicista do Música Antiga Renantique, grupo que, há 17 anos, vem pesquisando e praticando a produção musical da Idade Média e da Renascença da Europa Ocidental.
Iniciou seus estudos de música com o profº Oscar Vasconcellos (in memorian), tendo aulas de Teoria, Harmonia e Prática de Flauta-Doce no Centro de Criatividade. E no Conservatório de Música de Sergipe, estudou violão clássico e violino.
Participou, também, de diversos cursos, oficinas e masterclasses, de flauta-doce, violino e viola de gamba, com professores renomados nacional e internacionalmente, como Élder Parente (RJ), Maurício Monteiro (SP), Paulo Castagna (SP), Natália Chahin (SP e Holanda), Alísio Mattos (MG e EUA), Ricardo Kanji (SP), Mime Yamahiro (Japão e Holanda), Mario Orlando (RJ) e Rosangela de Lima (Brasil e França), além de curso de música de câmara barroca, com Homero Magalhães Filho (Brasil e França).
No alaúde, já participou de masterclass com Regina Albanez (SP e Holanda) e oficinas com Leonardo Loredo de Sá (Brasil e França) e Fernando Dell’ Isola (UnB). 









Diego Lima


Iniciou seus estudos no Conservatório de Música de Sergipe no ano de 2008. Desde o começo de seus estudos tem se apresentado em público seja na forma solo, duo, trio, quarteto e orquestras de violões. No ano de 2011 ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe onde se apresenta regularmente nos RAMU (recital dos Alunos de Música da universidade Federal de Sergipe)
Em 2012 ele junto com outros 3 violonistas (Luis Alberto, Lucas Pinheiro e Alexandre Azevedo) formam o Tetraccorde Quarteto de Violões. Em menos de 2 meses da estreia do quarteto eles participam do 2º Festival Internacional Mangaba de Música Instrumental em Aracaju – SE. Nesse Festival participaram artistas como Dámaso Cerruti (Argentina), Philippe El Hage (Líbano) entre outros grandes nomes do cenário musical mundial.
Na sua trajetória acadêmica, também, participou de um masterclasses de violão com os violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, João Raone, João Omar, Mario Ulloa, Judicael Perroy, Thiago Abdalla e Sidney Molina.
Participa frequentemente de simpósios e festivais de música a nível local e internacional tais como: CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília), SISPEM (Simpósio Sergipano de Ensino e Pesquisa em Música) entre outros. Nesses simpósios além de sua participação como instrumentista apresenta frequentemente artigos acadêmicos abordando assuntos pertinentes a educação musical e ao violão.









Alessandro Pereira
Concluiu o curso de bacharelado e mestrado pela Faculdade de Música da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Dentre seus prêmios em concursos destacam-se: 1º colocado no Concurso Nacional de Violão Heitor Villa-Lobos Tarde da Juventude, 1º colocado no Concurso Nacional de Violão Souza Lima e 2º colocado no Concurso Nacional de Violão Musicalis. Como solista e camerista participou do projeto Violão no Masp, do Seminário de Violão Souza Lima (SP) e do 17º Festival Nacional Ritmo e Som - Unesp; tocou no Centro Cultural São Paulo e nas Bibliotecas Municipais de São Paulo.Gravou trilhas para o programa Oficinas Culturais da TV Cultura de São Paulo. Fora do Brasil se apresentou no 8º Internationales Pfingstseminar Koblenz (Alemanha) e no Concurso Internacional de Guitarra Alhambra (Espanha). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe.





Thiago Colombo de Freitas




Professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente, é doutorando pela Universidade Federal da Bahia. Entre 1998 e 2005, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em vários festivais de música do Brasil, Argentina, Uruguai, França e Rússia, promovidos por instituições como a Orquestra Sinfônica da Udmurtia, Maison do Brésil, Universidad de Montevideo, Universidad Autónoma de Entre Rios, Universidad Nacional de Rosário, UFRGS, UFSM, UDESC, UFMA, Associação Pró-Música de Uberlândia, Escola de música de Teresina, SESC, SESI, Centro Cultural Banco do Brasil, Santander Cultural, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra Sesi-Fundarte, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, entre outros. Em 2003 lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, através do Fumproarte. Este disco recebeu três prêmios “Açorianos” de música. Em 2006, também sob os auspícios do Fumproarte, lançou o CD “Reminiscências”. Em 2008, desenvolveu junto à atriz e professora Taís Ferreira o espetáculo “Platero e Eu”, com músicas do compositor ítalo-americano Mário Castelnuovo-Tedesco sobre poemas do espanhol Juan Ramon Jiménez. Integrou o “TREZEGRAUS”, grupo de música instrumental brasileira que lançou seu álbum homônimo em 2009.







Gilson Antunes
É um dos violonistas brasileiros em maior atividade no momento, tendo apresentado centenas de recitais na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, em países como Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Portugal, Espanha, Itália, México, Uruguai, Venezuela, Peru, Bolívia, Argentina, Colombia, Paraguai e Cuba. O Jornal mexicano El Diario classificou seu recital como “Excelente”, a revista inglesa Classical Guitar assim se expressou a respeito do CD “Marcus Siqueira por Gilson Antunes”: Gilson Antunes se mostra um excelente divulgador para a música desse compositor. Seu brilhantismo técnico o permite o luxo de não ter qualquer impedimento com esse assunto, permitindo-o focar na musicalidade e interpretação desta música tão interessante.
Entre os principais festivais em que já se apresentou estão o Festival Internacional de Guitarra de Havana (Cuba), Radford International Guitar Festival (Virginia, Estados Unidos), GSMD Music Week (Londres-Inglaterra), Guitar Gems Jerusalem Series (Israel), Festival Luys Milan (Valência-Espanha), Caroso Chitarra (Itália), Festival Ramón Noble (México), Festival de Guitarra de Verano (Lima-Peru), Festival Guitamixtli de Xalapa (México), Festival Fabini (Atlantida-Uruguai), Festival Internacional de Guitarra de Angostura (Venezuela), Festival Otoño-Buap (Puebla-México), Festival Internacional de Guitarra de Cochabamba (Bolívia), Festival de Guitarra de Sucre (Bolívia) e Encuentro Internacional de Guitarra Agustin Barrios (Assunção-Paraguai), além dos principais festivais de violão do Brasil.
Estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, Inglaterra, sendo doutor e mestre em musicologia pela USP e bacharel em música pela UNESP. Entre seus principais professores estiveram Giácomo Bartoloni, Fábio Zanon e Robert Brightmore.
Solou com a Orquestra del MEC (Uruguai), Orquestra de Câmara da UNESP, Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara de SP e Orquestra da Escola Municipal de Música de São Paulo, entre outras.
Gilson Antunes já gravou 4 CDs solo, todos eles com trabalhos inéditos: Music for Guitar by Young Brazilian Composers(2000), Obras para Violão de Américo Jacomino “Canhoto” (2003), “Marcus Siqueira por Gilson Antunes” (2009) e Roberto Victorio por Gilson Antunes (2012). Gravou ainda um Cd com o Trio de Violões de São Paulo, e participou do projeto Violões do Brasil (CD, DVD e Livro). Mais de 30 compositores de 5 países já lhe dedicaram obras para violão.
Desde 2004 é professor de violão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Gilson Antunes é contratado pela D´Addario.
Gilson Antunes é um daqueles raros intérpretes cujo domínio do instrumento faz soar fáceis peças de grande complexidade técnica e musical” (Revista Concerto, Brasil)







Nascido em São Paulo, radicou-se em Aracaju no ano de 2001. Iniciou seus estudos em violão erudito em 2002, sob a orientação do professor Luiz Alberto, na Sociedade Filarmônica de Sergipe (SOFISE), passando posteriormente a estudar no Conservatório de Música de Sergipe (CMS) com o mesmo professor. Participou de masterclasses e workshops com violonistas como Turíbio Santos, Edelton Gloeden, Michael Lich, Mario Ulloa, Cristina Tourinho, Zé Paulo Becker, Judicael Perroy, Leonardo Bravo, e com o quarteto de violões Quaternaglia.
Atuou tanto como solista quanto em grupos de câmara, como o Tetraccorde Quarteto de Violões, a Orquestra de Violões da SOFISE e a Camerata Pró-Música de Violões, entre outros, além formar duo com a violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe (ORSSE) Juliana Góes. Atualmente integra o grupo de choro Os Tabaréus, sendo responsável pelo violão de seis cordas. Apresentou-se em locais como Cultart, Teatro Tobias Barreto, Teatro Atheneu, Universidade Tiradentes, Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, SOFISE, Conservatório de Música de Sergipe, Centro de Criatividade de Aracaju, Memorial do Poder Judiciário, Café da Gente (Museu da Gente Sergipana), e Universidade Federal de Sergipe.
De 2007 a 2009 esteve sob a orientação violonística do Prof. Dr. Fábio Queiróz, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente integra o corpo discente desta mesma instituição, no curso de Licenciatura em Música, tendo participado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e atuado como monitor das disciplinas de violão I e II.
 





Gustavo Costa


Bacharel em música pelo Instituto de Artes da UNESP em 1997, Gustavo Costa teve ainda em São Paulo aulas com Paul Galbraith. Seguiu seus estudos de violão nas classes de Franz Halász na Alemanha e de Pablo Márquez na França. De volta ao Brasil em 2004, se aprofundou no processo de transcrição de obras para violino de Béla bartók e J. S. Bach, obtendo o Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo em 2012. Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público. Como solista, atuou frente à Orquestra Filarmônica de Estrasburgo (França), à Orquestra Ciudad de Torrent (Espanha), à Orquestra Sinfônica de Molise (Itália), Orquestra do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica da USP, à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Sinfônica de Limeira, à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e à Orquestra Petrobrás Sinfônica.Em seu début da Alemanha, o jornal Augsburger Allgemeine destacou que o “Sr. Costa demonstra o quão belo um violão pode soar. Sua performance combina virtuosismo e magia sonora”. Gustavo Costa atua como docente desde 2007 no Departamento de Música da FFCLRP da Universidade de São Paulo, sendo o responsável pelas disciplinas de violão e viola caipira.